domingo, 19 de julho de 2009

Por quê Cátedra Livre de Arte e Direito Clarice Lispector?


Hoje venho explicar aos leitores deste blog um pouco de sua origem, conforme excelente sugestão do professor Warat. A idéia do blog surgiu quando tive a felicidade de assessorar o professor Luis Alberto Warat aqui no Rio, no final de 2007. Na época ele tinha como projeto instituir uma Cátedra livre de arte e direito em homenagem à Clarice Lispector junto ao curso de Direito da UFRJ e o blog seria um dos mecanismos da Cátedra. O projeto era lindo e empolgante, porém, como tudo na vida, teve percalços e acabou não sendo conluído da forma como haviamos sonhado. O blog ficou adormecido desde 2007 esperando a hora certa de despertar. Há algumas semanas os dragões interiores que me fazem companhia despertaram, com um anseio louco de contribuir com o universo que me cerca. Meu desejo de escrita encontrou eco no blog, pois a escrita e a exposição de idéias no espaço virtual desta natureza não requer a metodologia da academia, possibilitando outras formas de expressão do pensamento e coleta de dados. Impulsionada pelo exemplo de Warat em seu blog ( htpp://www.luisalbertowarat.blogspot.com ), decidi expor meu dragão interior neste espaço já anteriormente criado, propriciando assim a troca de experiências e a interdiciplinariedade que tanto se faz necessária. Decidi manter o nome original, até porque Clarice Lispector é uma escritora que comove a mim, a Warat e muitos outros, bem como a idéia de uma cátedra livre de arte e direito permanece no meu sonho e nos anceios de Warat. Diante disso, hoje, este blog é um espaço que pretende contribuir com a Universidade Surrealista Popular Latino Americana, outro sonho que Warat implementa, um local permanente de discussão e reflexão acerca da realidade, da filoestética, da arte, do direito e do amor.

Um comentário:

In Verbis disse...

Gostei da história e do lance do dragão interior.

Bjos.