quarta-feira, 21 de abril de 2010

CONHECER-SE.

O texto abaixo trata-se de um ensaio feito por meu filho, que também já foi meu aluno no curso de Direito. Um presente que resolvi publicar, uma vez que traduz profunda filosofia vivencial. Boa leitura!


"CONHECER-SE.

Na continuação da divina arte de conhecer-se, buscamos compreender os mecanismos que nos levam à acertos e à erros. Há quem diga que "errar é humano". Há também quem afirme que: "errar não é humano, depende de quem erra, esperamos pela vida, vivendo só de guerra". Creio que esta última máxima alcance o que eu quero dizer. Mesmo que eu creia estar, talvez, diferindo do pensamento do autor, acredito que viver é uma constante guerra em que travamos inúmeras batalhas. A principal e mais árdua delas é a de conhecer-se (isso nos remete ao início do nosso pensamento). Conhecer a si mesmo é um processo complexo, que exige muito mais que olhar para o espelho. É necessário enchergar-se como és e não como pensa ser.




Em busca da auto-afirmação, criamos mecanismos de defesa anti-criticas, passando a não ver, ou a não querer ver, os erros que cometemos. Eis nosso maior erro. Como crescer, amadurecer, evoluir se tentamos crer que somos perfeitos?


Frases como: "que gostem de mim como eu sou", demonstram como não ligamos, ou tentamos não ligar, para as críticas que recebemos. Mostram como queremos nos ver livre de defeitos, ou então, que somos tão bons que não precisamos ligar para "pequenos errinhos bobos" e sem significância.


Besteira!! Hipocrisia!!! Em busca da auto-afirmação atacamos o que nos faz melhorar. Aprender a lidar com críticas e reconhecer que possuimos defeitos é, então, o primeiro passo na busca de uma reforma intima consistente. Na verdade, não somos tão bom quanto pensamos, e nem tão mal quanto alguns depressivos creem ser.






Caio Schaffer
Estudante do 5° período de Serviço Social - UFRJ e 3° período de Direito - UVA."
 
 
.

Nenhum comentário: